domingo, 3 de fevereiro de 2013

FRAGILIDADE DA VIDA HUMANA

Passei uma semana maravilhosa em Guaratinguetá, na Fazenda da Esperança. Conheci gente linda demais. Me senti como se estivesse no paraíso, convivendo com pessoas que tem no coração sentimentos e sonhos muitos parecidos com os meus... Convivemos com as diferenças, mas sempre buscando construir a unidade.
Foi lindo! Profundo! Intenso! Inesquecível!
No ônibus, ao voltar para casa, estava cheia de ideias para colocar em prática o projeto que nos foi apresentado durante essa semana. Era nítida a minha alegria por ter vivido dias tão marcantes, sobre a experiência de ser FORTE. Me sentia mais forte! Sentia que qualquer coisa poderia me acontecer... Afinal, estava preparada! 
Desci do ônibus. Estava com fome, porque só tinha lanchado antes da viagem. Mas entrei no táxi, pensando que logo estaria em casa e comeria a comidinha da minha mãe. 
Cheguei em casa. Minha mãe abriu a porta. Eu fui abraçá-la e ela me abraçou muito forte, sem dizer uma palavra. Então eu percebi: alguma coisa tinha acontecido. 
_ Mãe, quem morreu? - eu perguntei, brincando.
_Ninguém...
_A VÓ TEVE UM AVC E TÁ NO HOSPITAL!!! - gritou minha irmã, que tentava dormir na sala.
Nesse momento, a dor, o susto e o choque foram tão intensos, que cheguei a perguntar:
_Que vó? Qual vó?
Eu só tenho uma avó viva... Só poderia ter sido ela...

Cadê o chão? Cadê minha alegria? Cadê tudo???
Naquele momento, eu sentei, fiquei olhando minha mãe, que me contava como tudo tinha acontecido... Ela estava na casa de praia, no ES, e passou mal. Foi socorrida pelos seus sobrinhos de Volta Redonda, que têm uma casa em frente à dela e pelo rapaz que havia alugado uma de suas casas. Ela estava nos hospital. Com pouca consciência, sem os movimentos do lado direito, e sem falar.
As lágrimas rolavam, e eu não sentia nada. Não sentia mais a fome, não sentia vontade de ouvir, não sentia vontade de sentar, de levantar, de nada... A única coisa que me passou na cabeça foi: "eu quero ver minha avó". 
Ela ainda estava no ES. Lá não tinha recurso, ela precisa de uma UTI e não tinha vaga. Nós aqui, querendo estar com ela e ela lá, morrendo... Foi uma loucura essa noite de sábado! Meu Deus, que agonia, que dor, que tristeza profunda... 
Eu estava vivendo uma realidade maravilhosa, intensa, profunda e muito alegre! E de repente, sem minha permissão, a vida me tira dessa realidade, desse lugar. E me coloca, bruscamente, dolorosamente, e sem que eu pudesse decidir, em um lugar frio, triste, vazio, e incerto. 
Muita coisa nós vivemos, desde então. Hoje, fazem 8 dias que isso tudo aconteceu. 
Mas o que houve naquele sábado, dia 26/01/2013, ficará marcado pra sempre na minha vida. E na da minha família. 
Não há preparação para o sofrimento. Não tem como nos protegermos da dor. Ela vem. Ela chega. Uma hora ou outra, cedo ou tarde. E não adianta dizermos que devemos ser fortes. Antes, é preciso que sejamos fracos. Porque é em nossa fraqueza, que Deus nos dá a SUA força. Não fui eu quem conseguiu superar a dor com a alegria. Foi Deus em mim. Foi Deus através da unidade dos meus amigos. Foi Deus, que me amando imensamente, me mostrou que estava comigo, principalmente na minha dor. 

Hoje me sinto completamente entregue à vontade Dele! 

2 comentários:

  1. Um pouco dessa história eu sabia...

    Seu último parágrafo resume um pouco sobre a vida dos homens e mulheres...
    Não estamos preparados mesmos!

    Várias vezes eu perguntava pra Deus, pq ele não me fez mais madura, mais adulta, mais mulher ... para aguentar tudo o que me acontece.

    Chego a conclusão que é com tudo o que vivi e vivo... é que a maturidade chega.

    Quando somos crianças não sofremos com nada disso né? Não temos consciência dessas coisas.

    E talvez a preparação para o sofrimento seja essa... essa nossa vida... esses nossos dias...

    E, quando levarmos outro susto, pq sempre levamos sustos, ainda não sentiremos preparadas...

    Assim por diante.

    É isso que me intriga e me atrai para esse Deus que é amor e mistério.

    Bjo no seu coração.

    Meu grão de ouro!

    filhadejose.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Ana... A vida vai nos ensinando! Penso que hoje, sou mais madura pelo sofrimento que vivi, ao longo de todos os dias...
      E você é pra mim, um grande exemplo de firmeza e fé!
      Como sou feliz em poder contar contigo, sua amizade, seu amor!
      Um beijo enorme querida!

      Excluir

Quem gosta...